Como instalar o pfSense 2.4.4 – Para iniciantes!

Neste artigo, instalaremos o pfSense 2.4.4 e daremos uma olhada em alguns dos novos recursos da versão 2.4.4! Vou manter este tutorial o mais amigável possível para iniciantes. Enquanto escrevia este artigo, o pfSense 2.4.4 ainda está em desenvolvimento, mas sempre gosto de dar uma olhada no que mudou em comparação com a versão anterior, especialmente na rotina de instalação. Normalmente, existem algumas pequenas alterações, então eu quero manter os tutoriais sobre como instalar o pfSense 2.4.4 o mais atualizado possível.

Vamos dar uma olhada nas mudanças do pfSense 2.4.4 primeiro.

Visão geral dos novos recursos do pfSense 2.4.4

Vamos dar uma olhada apenas nos novos recursos mais significativos. Para obter uma lista completa dos recursos e correções, consulte a documentação oficial do Netgate .

  • Atualização do sistema operacional base para o FreeBSD 11.1-RELEASE-p1
  • Adicionado suporte para sistemas baseados no Netgate ARM, como o SG-1000
  • O suporte de 32 bits foi descontinuado e removido – Não há imagens disponíveis para sistemas de arquitetura Intel de 32 bits (x86 / i386)
  • O NanoBSD foi descontinuado e removido – Não há imagens disponíveis para o NanoBSD, use uma instalação completa
  • Começou a usar o instalador do FreeBSD em vez do instalador de estilo antigo (os procedimentos de instalação foram todos alterados)
    • O instalador agora suporta UEFI # 4044
    • Se a nova imagem do instalador não inicializar em uma peça de hardware específica, consulte Solucionando problemas de inicialização
    • O instalador agora suporta o ZFS
    • Foi adicionado suporte ao novo instalador para copiar um config.xml existente de uma unidade USB formatada pelo MS-DOS (anteriormente conhecida como “PFI”) # 7689
    • Suporte adicionado ao novo instalador para recuperar opcionalmente o config.xml de uma unidade de instalação existente (funciona com UFS e ZFS) # 7708
  • Corrigidos problemas com as principais atualizações de versão via pkg
  • Alterado cryptodev para carregar como um módulo do kernel # 5976

Eu acho que as mudanças mais notáveis são a remoção do suporte de 32 bits e o NanoBSD. Existem muitas correções nesta versão.

Instale o pfSense 2.4.4 no VirtualBox

Como sempre, vamos usar o nosso velho amigo VirtualBox para instalar o pfSense 2.4.4. Obviamente, não queremos estragar nosso sistema ao vivo com um pré-lançamento.

Etapa 1 – Faça o download do pfSense 2.4.4

Para baixar e instalar a versão de desenvolvimento do pfSense 2.4.4 antes do lançamento oficial, clique aqui e escolha pfSense-CE-memstick-2.4.4-DEVELOPMENT -amd64-latest .img – Sempre faça o download da versão mais recente .

Quando a versão ao vivo estiver disponível, você poderá baixá-la normalmente aqui . Certifique-se de baixar o arquivo de imagem de CD (ISO).

Quando você terminar o download, clique com o botão direito do mouse no arquivo e selecione Extrair Aqui . Você precisa de uma ferramenta como o 7zip para descompactar o arquivo .tar.gz.

SOMENTE Se você deseja instalar a versão DEVELOPMENT – LIVE VERSION, continue com a Etapa 2 – é necessário renomear o arquivo depois de extraí-lo. Quando você descompacta, ele tem a extensão .IMG. Você não pode usar isso no VirtualBox. Basta renomeá-lo para .ISO da seguinte maneira: pfSense-CE-memstick-2.4.4-DEVELOPMENT-amd64-latest.iso – para fazer isso, basta clicar com o botão direito do mouse no arquivo e selecionar renomear.

Etapa 2 – Criando uma VM do VirtualBox

Inicie o VirtualBox e clique em New. Selecione tudo como na imagem abaixo.

Instale o iniciante do pfSense 2.4.4
Criando uma VM para instalar o pfSense 2.4.4

Agora siga o processo da seguinte maneira:

  • Tamanho da memória : 1024MB (ou mais, se você quiser)
  • Disco rígido : crie um disco rígido virtual agora
  • Tipo de arquivo do disco rígido : VDI
  • Armazenamento no disco rígido físico : alocado dinamicamente

Para Localização e tamanho do arquivo, escolha 8 GB e escolha o local em que deseja salvar o disco rígido virtual.

Instale o pfSense 2.4.4 para iniciantes
Prepare-se para instalar o pfSense 2.4.4

Etapa 3 – Ajustando as configurações da VM

Agora vamos atribuir mais 2 interfaces de rede. Só assim temos uma VM mais realista e mais interfaces para brincar. Clique com o botão direito do mouse na sua VM recém-criada e selecione Configurações . Navegue até a guia Rede e primeiro mude o NAT para Rede interna , para que o servidor DHCP do pfSense não interfira na sua própria rede.

Observe que, com a rede interna, você não pode acessar a interface da Web pfSense no seu computador host. Você precisaria de outra máquina virtual (como o Ubuntu) para acessar o pfSense. Essa é a maneira mais segura de se divertir sem quebrar nada em sua rede física.

Se você deve ou deseja acessar o pfSense no seu computador host, defina as interfaces como “Adaptador somente para host”.

Como instalar o pfSense 2.4.4
Ajustando as opções do adaptador de rede

Quando isso for feito, selecione Adaptador 2 , marque Ativar adaptador de rede e também escolha Rede interna . Repita esta etapa com o adaptador 3 e clique em OK.

Etapa 4 – Iniciando a VM

Agora vá em frente e inicie sua recém-criada VM. Depois de começar, você será solicitado a fornecer uma imagem. Selecione o pfSense-CE-memstick-2.4.4-DEVELOPMENT- amd64-latest .iso – ou a versão ao vivo, na pasta – Downloads. (Certifique-se de ter extraído a versão ao vivo antes, para acabar com um arquivo .ISO)

Etapa 5 – Instalar o pfSense 2.4.4

Tudo bem, agora podemos executar o processo de instalação. Na tela Aviso de direitos autorais e distribuição, pressione Enter para aceitar.

Instale o VirtualBox do pfSense 2.4.4
Instale o pfSense 2.4.4

Em seguida, selecione um mapa de teclas que melhor lhe convenha, encontre-o e pressione Enter. Depois disso, selecione Continuar com o mapa de teclas YourKeyMap na parte superior da tela e pressione Enter.

Para Particionamento, selecione Automático (UFS).

Instale o VirtualBox do pfSense 2.4.4
Selecionando o particionamento

E agora o instalador já está fazendo seu trabalho. Quando o processo estiver concluído, escolha Não para Configuração manual e pressione Enter. Confirme a reinicialização pressionando enter novamente.

Agora precisamos remover a imagem, caso contrário, o pfSense será inicializado na rotina de instalação novamente. Portanto, depois de confirmar a reinicialização, selecione Dispositivos -> Unidades ópticas no menu Máquina virtual e selecione Remover disco da unidade virtual. Confirme com Forçar desmontagem .

Instale o pfSense 2.4.4 fácil
Removendo a imagem

Por fim, selecione Máquina -> Redefinir para reiniciar mais uma vez.

Instale a maneira mais fácil do pfSense 2.4.4
Reiniciando novamente

Etapa 6 – Finalizando

Agora, o pfSense será inicializado em sua nova instalação. A primeira inicialização demora um pouco, pois o pfSense está tentando ajustar automaticamente suas interfaces. Uma vez feito, você verá o menu pfSense e também o IP onde poderá acessar o firewall recém-instalado.

Instale o pfSense 2.4.4
IP indicado por 1

Agora esteja ciente: para acessar a interface da web, você precisa ter outra máquina virtual em sua “Rede interna”. A partir daí, você pode acessar o pfSense digitando 192.168.1.1 no seu navegador. Em seguida, você executa o assistente de configuração inicial para concluir sua configuração; o assistente de configuração não foi alterado na versão anterior. Se você precisar orientá-lo, consulte este tutorial. Consulte outros tutoriais na categoria pfSense .

Opcional: se você deseja acesso à Internet na sua VM

Se você deseja ter acesso à Internet para brincar com sua VM pfSense, basta configurar o Adaptador 1 (ou qual Adaptador representa sua interface WAN) como Bridged Network. O pfSense obterá automaticamente acesso à Internet a partir do servidor DHCP da sua rede.

Isso deve fornecer orientações suficientes para começar.

Deixe um comentário